Filipa Rodrigues

WordPress: O que é e como utilizá-lo?

O que é WordPress?

O WordPress é uma das principais plataformas da atualidade para a construção de sites, blogs e lojas online. Em resumo, é um Content Management System (CMS) ou se preferires, um Sistema de Gestão de Conteúdo. É uma plataforma open-source (código aberto) e muito fácil de mexer.

WordPress.com vs WordPress.org

Podes não saber que na verdade existem duas versões do WordPress, o que pode ser confuso! Deixa-me explicar-te as diferenças:

WordPress.org

WordPress.org é a versão de código aberto, em que podes descarregar e instalar o software WordPress gratuitamente, mas precisas de um alojamento web próprio e do teu próprio domínio. O WordPress será sempre gratuito, só precisas de pagar anualmente o alojamento web + domínio. Este guia vai ensinar-te como criares um site com este WordPress.

WordPress.com

Este é um serviço gratuito e muito limitado. O WordPress.com impõe muitas limitações aos utilizadores e não permite que carregues temas e plugins. O novo plano pago no WordPress.com permite que faças carregamento de temas personalizados, no entanto, podes deparar-te com um ou mais destes problemas:

  • incapaz de solucionares quaisquer problemas ou erros que possas ter porque não podes editar os ficheiros do site;
  • alguns plugins populares não são compatíveis ou suportados com o WordPress.com
  • podes ter problemas para seguir os guias de suporte e vídeos tutoriais porque a plataforma e editor parecem diferentes.

Temas WordPress

Os temas funcionam como uma camada visual. A melhor forma de entenderes o que é um tema é comparar com o corpo humano, imagina que o teu corpo é o conteúdo do teu site, logo, podes trocar de roupa e adotares um visual completamente diferente, neste caso a roupa é o tema no WordPress.

Também existem os page builders (construtores de páginas), que por sinal são uma excelente alternativa aos temas. Tens uma aula que fala sobre isso.

Plugins WordPress

Os plugins exercem um papel muito importante: dar novos recursos e funcionalidades ao teu site. Os plugins no WordPress são como os apps no teu telemóvel, oferecem-te uma nova funcionalidade.  Por exemplo, queres vender produtos online no teu WordPress, instalas um plugin que adiciona essa funcionalidade.

E como o WordPress é uma plataforma open-source, em que todo o mundo tem acesso ao código “mãe”, existem milhões de plugins desenvolvidos por programadores, para dar acesso a imensas funcionalidades que queiras.

Não te esqueças de guardar no Pinterest

Conhece a autora

Olá, eu sou a Filipa!

E estou numa missão de ajudar mulheres empreendedoras a transformar a sua presença online em resultados e crescimento.

Com 8 anos de experiência, crio sites eficientes e faço gestão de redes sociais com resultados reais. 

A minha experiência prévia em gestão de lojas deu-me uma perspetiva diferente, que me faz olhar para o negócio das minhas clientes além de códigos e algoritmos, mas sim um negócio com metas, desafios e, mais importante, pessoas. 

Se gostaste deste artigo, também podes gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *