Filipa Rodrigues

Como instalar, adicionar e usar Plugins do WordPress – Passo a Passo para Iniciantes

Instalaste o WordPress e agora? Agora é a altura dos Plugins, como qualquer iniciante, assim que fazes uma instalação do WordPress a primeira coisa que vais precisar de saber é como adicionar um plugin do WordPress.

Mas como iniciante perguntas: Para que serve um plugin?

Os plugins aumentam funcionalidades do teu site, eles são como aplicações para o teu site WordPress. Por exemplo, podem adicionar a funcionalidade de carrinho de compras – para teres uma loja online, ou até para teres um formulário de contato e muitas outras funcionalidades.

Existem imensos plugins tanto gratuitos como pagos. Neste tutorial passo a passo, vou-te mostrar como instalar um plugin do WordPress.

Nota Importante: Se estás a usar o WordPress.com, não podes instalar plugins. Senão sabes a diferença entre WordPress.com e WordPress.org lê aqui.

Como instalar automaticamente um plugin do WordPress

Podes instalar automaticamente um plugin do repositório do WordPress, ou seja, se for um plugin gratuito consegues encontrá-lo no repositório do WordPress dentro do Painel de Administração do teu site.

  1. No painel do WordPress, vai a Plugins > Adicionar Novo
  2. No campo no canto superior direito “Pesquisar Plugins”, pesquisa o plugin que desejas
  3. Depois de localizares o plugin nos resultados, clica em Instalar Agora
  4. De seguida precisas de ativá-lo, para isso assim que a instalação terminar, clica em Ativar. Também podes ativar ou desativar um plugin em Plugins > Plugins Instalados

Como adicionar um plugin manualmente no WordPress

Caso tenhas comprado um plugin profissional e/ou específico que não está no repositório do WordPress é necessário adicionares manualmente. Atenção sempre que compras ou encontras um plugin num site de terceiros que não seja o WordPress, deves verificar se o serviço é legítimo. Neste caso:

  1. Descarrega o plugin que adquiriste, que por norma é um ficheiro .zip.
  2. No painel do WordPress, vai a Plugins > Adicionar Novo
  3. Clica em “Carregar Plugin” na parte superior da página
  4. Após aparecer-te a mensagem de conclusão de instalação, clica em “Ativar Plugin”

Como adicionar um plugin no WordPress via FTP

Esta situação pode ser necessária caso o teu serviço de Alojamento Web pode ter restrições que não te permite instalar plugins na área de administração do WordPress.

Esta situação não é aconselhável para iniciantes, e recomendo que contates a empresa onde tens o teu alojamento web.

Para adicionares um plugin no WordPress via FTP deves:

  1. Descarregar o plugin que desejas instalar, num ficheiro .zip.
  2. Extrai o ficheiro .zip
  3. De seguida, precisas entrar no servidor do teu site WordPress por FTP, caso não tenhas os teus acessos (servidor, porta, nome de utilizador e senha de FTP), deves entrar em contato com o teu provedor de Alojamento Web. Também precisas de um software FTP (por exemplo o Filezilla)
  4. Abre o software FTP no teu computador e entra com os acessos fornecidos.
  5. No directório de ficheiros do WordPress, abre a pasta wp-content e, em seguida a pasta plugins.
  6. Faz o carregamento (upload) da pasta (que extrais-te) do plugin que descarregaste para a pasta plugins
  7. Retoma ao painel do WordPress e vai a Plugins > Plugins Instalados, pesquisa o plugin que carregaste e clica em “Ativar”

Como usar um plugin no WordPress

Depois de instalar e ativar um plugin no WordPress é necessário definir as configurações do plugin. Estas configurações variam para cada plugin.

A maioria dos plugins que têm configurações para definir, assim que ativas o plugin por baixo encontras “Definições” (Settings), “Configurações” ou “Opções” (Options), que te irá levar para o painel de configurações do plugin que adicionaste.

O que te aconselho é que leias a documentação do plugin que adicionaste, para conseguires configurar corretamente conforme as tuas necessidades. Podes encontrar também num link, como demonstra na imagem acima. Lembra-te que consegues encontrar os plugins que instalaste em Plugins > Plugins Instalados no teu painel WordPress.

Perguntas Frequentes sobre Plugins do WordPress

1. Como encontro os melhores plugins do WordPress para instalar no meu site?

O WordPress tem mais de 55.000 plugins no seu directório de plugins grátis, mas ainda existem os plugins premium.

Eu tenho uma lista de plugins essenciais do WordPress que são usados na maioria dos sites, também criei um tutorial de como escolher o melhor plugin.

2. Devo eliminar um plugin que não está ativo e que não uso?

Se tens plugins inativos, que usaste para testes e já não usas, nem tens intenções de usar novamente, deves eliminar do teu site.

A realidade é que um plugin inativo no teu site WordPress não tornam o teu site mais lento, mas no entanto eles são ficheiros no teu servidor que podem ser executáveis, isso significa que numa tentativa de hacking ao teu site, esses ficheiros podem ser infetados ou podem ser usados para instalar malware. Por isso, se tens plugins inativos na tua instalação WordPress deves eliminá-los.

3. Quantos plugins posso instalar no WordPress?

Não há um limite de plugins que podes instalar no WordPress, por isso podes instalar os plugins que forem necessários…. MAS muita atenção, eu pessoalmente sou apologista de poucos e bons é melhor que muitos e maus. É importante saberes escolher os plugins.

O problema, no meu ponto de vista, de instalares muitos plugins no WordPress é a incompatibilidade que pode ocorrer entre eles. Lembra-te que os plugins são códigos que adicionam novas funcionalidades ao teu site, e se tiveres muitos e que não seja bem escolhidos, pode ocorrer incompatibilidade entre eles e dar-te erros e/ou outras funcionalidades deixarem de funcionar.

Para teres uma base o “normal” é até 20 plugins, mas claro que há sites mais complexos e que necessitam de mais plugins. Existem sites com mais de 50 plugins que funcionam lindamente e não altera em nada a velocidade desses sites, mas por norma são geridos por técnicos especialistas na área.

4. Como desinstalo um plugin do WordPress?

  1. Vai a Plugins > Plugins Instalados
  2. Pesquisa pelo nome do Plugin que desejas desinstalar e caso o plugin esteja ativo, tens que clicar em “Desativar”
  3. Caso o plugin já esteja desativado, tens que clicar em “Eliminar”

Ainda tens dúvidas sobre plugins? Comenta abaixo!

Não te esqueças de guardar no Pinterest

Conhece a autora

Olá, eu sou a Filipa!

E estou numa missão de ajudar mulheres empreendedoras a transformar a sua presença online em resultados e crescimento.

Com 8 anos de experiência, crio sites eficientes e faço gestão de redes sociais com resultados reais. 

A minha experiência prévia em gestão de lojas deu-me uma perspetiva diferente, que me faz olhar para o negócio das minhas clientes além de códigos e algoritmos, mas sim um negócio com metas, desafios e, mais importante, pessoas. 

Se gostaste deste artigo, também podes gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *