fbpx

Como adicionar o teu site WordPress no Google Search Console?

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google, que serve para ajudar-te a monitorizar os teus sites nos resultados de pesquisa do Google.

Ele ajuda a rastrear as classificações de pesquisa, além de informar-te sobre os erros do site, problemas de segurança e indexação que podem afetar o desempenho da pesquisa do teu site.

Se queres aumentar o tráfego orgânico do teu site, é importante que o adiciones às ferramentas para webmasters do Google, o mais rapidamente possível.

Neste artigo, vou explicar-te como podes adicionar facilmente o teu site ao Google Search Console.

Adicionar o teu site WordPress ao Google Search Console

Entra no site do Google Search Console e clica no botão “Iniciar Agora”. Depois entra, com uma conta Google / Gmail. Depois de fazeres o login, será pedido para inserires o URL do site.

Existem dois métodos para verificar o teu site: nome do domínio ou prefixo do URL. Recomendo-te que uses o método de prefixo do URL porque é mais prático.

Atenção: O Google considera um HTTP e HTTPS como dois protocolos diferentes e também considera https://www.exemplo.pt e https://exemplo.pt como dois sites diferentes.

Deves inserir o URL correto do site usado pelo WordPress. Podes ver no Painel do WordPress em Opções > Geral > Endereço do site .

Depois de inserires o endereço do teu site, clica no botão “Continuar” para avançares. Agora, seras solicitado a verificar a propriedade do site, ou seja, a confirmares que o site é teu. Aqui, também existem várias maneiras de fazer isso, no entanto, vou-te mostrar o método tag HTML, pois é o mais fácil para quem não tem conhecimento técnico.

Clica na tag HTML para expandires e copia o código. A seguir precisas de adicionar esta metatag de verificação de site do Google no WordPress, para que o Google possa verificar que tu és o proprietário do site.

Mais uma vez, existe várias maneiras de colocares a metatag do Google no WordPress, mas vou ensinar a forma mais fácil, para quem não tem grandes conhecimentos técnicos.

Em primeiro lugar, precisas de adicionar e ativar o plugin Insert Headers and Footers. Para adicionares um plugin, vai ao teu Painel de WordPress em Plugins > Adicionar Novo > no campo de pesquisa coloca o nome do plugin > Instalar > Ativar

Após a ativação, vai à página Opções > Insert Headers and Footer e cola o código da tag HTML do Google que copiaste anteriormente, na caixa “Scripts in Header”

Não te esqueças de clicar no botão “Save” para guardar as alterações.

Agora já podes voltar às configurações do Google Search Console e clicar no botão “Verify”

O Google Search Console irá procurar a tag HTML que inseriste no teu site e irá mostrar uma mensagem de sucesso.

Importante: Caso, não te apareça uma mensagem de sucesso e sim uma mensagem de erro, poderás ter que limpar a cache do WordPress. Isso irá garantir que o Google vai buscar a informação mais recente do teu site.

E já está! 🙂 Já adicionaste o teu site ao Google Search Console. Agora podes clicar no link “Ir para a Propriedade” para veres o painel do Google Search Console.

MAS, antes de terminares, é importante dar mais informação ao Google sobre o teu site. Isso vai ajudar o Google a rastrear o teu site com mais eficiência.

Adicionar sitemap XML ao Google Search Console

Um sitemap XML é um ficheiro que lista todo o conteúdo do teu site em formato XML, para que os mecanismos de pesquisa, como o Google, possam descobrir e indexar facilmente o seu conteúdo.

A maneira mais fácil de adicionar um sitemap XML ao teu site WordPress é a instalar e ativar o plugin SEOPress.

Após ativares o plugin vai a SEO > XML / HTML Sitemap e clica em “View your Sitemap“. Tens que ter as duas primeiras opções ativadas, tal como vês na imagem abaixo:

Ao clicares, vais ser encaminhado para o teu sitemap XML. Aqui só precisas de copiar o URL(link) na barra de endereços do teu browser.

Caso tenhas o YOAST SEO, não precisas de adicionar o SEOPress. No YOAST SEO vai a SEO > Geral muda para “Recursos” e ativa a opção “XML Sitemap”. Depois clica no ícone com um ponto de interrogação e irás ver um link para o teu sitemap XML.

Agora já tens o sitemap XML pronto, vamos adicioná-lo no Google. No painel de administração do Google Search Console, na coluna da esquerda vai a “Sitemaps”, coloca o URL e clica em “Enviar”

Agora sim, está tudo! O teu site está adicionado ao Google Search Console. O próximo passo é começares a usar o tesouro das informações na console de pesquisa do Google para expandires o teu negócio.

Este Guia foi útil para ti? Comenta abaixo e partilha com outras empreendedoras!

gostas-te do artigo?
partilha com outras empreendedoras!

Deixe uma resposta

close
Thanks !

Thanks for sharing this, you are awesome !

Este site utiliza Cookies para uma melhor experiência no mesmo. Ao navegar estás a concordar com a minha politica de privacidade!