O mundo muda, e os negócios mudam com ele. Ter uma loja online nos dias de hoje é essencial para evoluir nos negócios. Ora vejamos:

” Segundo o estudo, 70% dos adultos com acesso a Internet admitiu ter feito compras online nos últimos 12 meses. E 40% afirma que irá aumentar os seus gastos online nos próximos 12 meses, evidenciando as oportunidades de crescimento do e-commerce.” – retirado de APDC Portugal . 

No entanto, ter uma loja online apelativa é a chave para o sucesso, segundo estatísticas, 94% das pessoas acreditam que uma loja online bem desenhada traz uma maior taxa de conversão e consequentemente vendas.  A realidade é que com a implacável competitividade entre empresas, os primeiros milissegundos são tudo o que tem para criar uma boa impressão, caso contrário, os visitantes irão rapidamente sair e procurar uma loja online mais impressionante que a sua.

Para ajudar na conquista de uma Loja Online bastante apelativa aqui estão as nossas 9 dicas para ter uma loja online de sucesso. Podem parecer insignificantes, mas nunca esqueçam que pode-se alcançar muito tomando pequenos passos de cada vez.

1. Webdesign

O Design Web é algo mais sobre a apresentação visual do que propriamente a informação que transmite, ou seja, até pode ter o melhor produto do seu nicho de mercado e o melhor serviço ao cliente, mas se a sua loja online tem uma má imagem, a sua presença online irá estar condenada.

Para ter um design de sucesso o ideal é o projeto ser: limpo, layout intuitivo e a seguir as ultimas tendências de design (caso não saiba quais as ultimas tendências visite as páginas de Marcas reconhecidas internacionalmente). Lembre-se: crie uma loja online na qual compraria.

Exemplos de Designs de Sucesso:

A La Redoute tem uma Loja com uma imagem clean e com um layout intuitivo, fácil para o cliente encontrar o que procura.

Também podemos mostrar um bom exemplo de um Blog de sucesso com um design bastante apelativo, o thefrenchfries :

2. Sobre Nós e Informações de Contato

Sei que é difícil criar uma página a falar sobre o nosso negócio, mas ninguém precisa que escreva um texto longo, as pessoas acabam por ler na diagonal de qualquer maneira.

O que precisa de fazer é:

  • esclarecer o que faz
  • esclarecer quem é
  • esclarecer o que oferece ao cliente ( a mais importante)

Qualquer depoimento, realização ou qualquer prova social são sempre bem vindos. Quando um visitante vão à página “Sobre nós”, significa que o mesmo está interessado em saber algo sobre a empresa e está de certa forma a dar-lhe uma oportunidade de provar que o seu produto/serviço é o melhor. Não desperdice esta oportunidade, pois pode acabar por ganhar um cliente.

As informações de contato são igualmente indispensáveis. As mesmas devem ser claras e fáceis de encontrar na sua página sobre e em todo o site também. Deve incluir:

  • Email de contato
  • Morada
  • Links para as redes sociais

Algumas Lojas Online tem uma página “Sobre nós” minimalista, que no entanto é bastante atrativa, por exemplo:

As informações de contato “Contatos”, normalmente encontram-se na parte inferior (footer) do website:

3. Parceiros

Nos dias de hoje, com tanta competitividade e tantas noticias sobre fraudes/burlas, ninguém quer confiar numa empresa invisível, inaudita e desconhecida, especialmente quando se trata de mexer com dinheiro. Se está a entrar no negócio agora e ainda não tem uma reputação estabelecida, mostre-lhes quantas outras empresas trabalham consigo. Não é necessário ter parceiros ao nível de uma Microsoft ou Pepsi, mas mesmo até as pequenas empresas acabam por adicionar um grau de confiabilidade à sua empresa. Mostre ao seu cliente as relações e parcerias que já estabeleceu.

Exemplo :

4. Suporte Online

O suporte é bastante importante. Os consumidores precisam de saber que não serão abandonados após fazerem uma compra. Eles precisam de saber que existe sempre alguém pronto a dar suporte a qualquer dúvida ou esclarecimento que eles precisem. Se garantir a solução de problemas após a compra e a consultoria antes da compra, é bem mais provável que consiga converter em clientes. Além disso, ter um convite no site para entrar em contato com o suporte aumenta a taxa de conversão da sua loja visivelmente.

Este é um exemplo do posicionamento de onde normalmente se encontra um chat online. A Burning Jewels, oferece um chat online ao vivo para o caso dos seus visitantes quererem esclarecer alguma questão:

5. Métodos de Pagamento e Garantia de Devolução do Dinheiro

Não existem Lojas Online sem pagamentos. Escolha o processador de pagamentos ideal para o seu negócio, que ofereça a possibilidade de pagamento por cartões de crédito, MBNet, Paypal, Referências Multibanco e Payshop. Oferecer vários métodos de pagamento dá confiança ao seu cliente e mais acessibilidade de pagamento.

Uma garantia de devolução do dinheiro é bastante importante. É necessário dar aos seus clientes uma maneira de responder, caso não gostem do produto. Não significa que necessariamente irão solicitar um reembolso. Alguns, podem eventualmente pedir o reembolso, mas a maioria das pessoas só precisa de asber que existe uma opção de backup. Pense comigo: Compraria numa Loja online onde não tivesse a opção de devolver o produto? – o mais provável é estar a acenar a cabeça a dizer que não, então coloque-se no lugar do seu cliente e tenha uma boa politica de devolução de dinheiro que proteja tanto o cliente como a si como vendedor.

Aqui tem o exemplo da Nike, que tem duas páginas distintas onde explica os métodos de pagamento disponíveis e qual a sua política de devolução:

6. Redes Sociais

As redes sociais beneficiam em todos os níveis: exibir e atrair mais visitantes, reter os visitantes e converter em clientes, permitindo que os clientes conversem sobre a sua empresa e tornem a sua marca mais pessoal para outros potenciais clientes.

O marketing orgânico através do passa a palavra que ocorre nas redes sociais pode ser extremamente benéfico para o crescimento e o sucesso do seu negócio. Dependendo da estratégia e do tipo de produto, pode usar a publicidade disponível no Facebook, mostrar o seu produto no Instagram, apresentar os seus artigos no LinkedIn, no fundo, manter os seus clientes atuais e potenciais atualizados.

As redes sociais é uma das ferramentas mais poderosas para o E-commerce e não pode ser ignorada.

Mantenha-se conectado com os seus clientes nas redes sociais como a Sephora (por exemplo):

7. Blog atualizado com frequência

Existem várias razões para manter um blog atualizado com frequência. O conteúdo que oferece deve ser de alta qualidade. Primeiro conheça o seu público e assegure-se que o conteúdo responde às necessidades do mesmo. Tenha em atenção que usar as palavras-chave corretas irá ajudar a melhorar o ranking de pesquisa, e quanto mais recente for o conteúdo, melhor será para o Google.

Pode apontar o seu blog em diferentes objetivo: executar ofertas/promoções/campanhas, fornecer dicas ou conteúdos divertidos para os seus clientes, sugerir conjuntos de ferramentas ou dicas relacionadas com o seu negócio. O Blog também é uma ótima maneira de colaborar com outras empresas através da troca de links, mencionando-se no blog e recebendo alguns benefícios em troca.

Outra dica: tente criar conteúdos que possam trazer-lhe feedback. Os comentários afetam positivamente o SEO de muitas maneiras (por exemplo, os comentários em um artigo no blog que usam palavras-chave de tendência melhoram sua classificação).

Os blogs frequências, relevantes e lindamente apresentados têm sempre leitores:

 

8. Avaliações e Classificações

Ter comentários e classificações nos seus produtos pode aumentar a sua confiabilidade. É bastante importante para o cliente ter uma classificação e avaliação do produto que ele procura, se tiver na sua loja online o produto que ele procura com comentários e classificações, é como a cereja no topo do bolo. Acaba por poupar tempo ao cliente, de ir à procura em outra loja online concorrente se tem avaliações e classificações, o que acaba por possivelmente comprar na loja concorrente em vez da sua. As avaliações também criam conteúdo construído pelo cliente, que pode trazer valor extra ao seu site, incluindo valor de SEO.

É bastante importante pedir aos seus clientes que deixem uma avaliação sobre o seu produto.

Veja o exemplo da Worten, que torna os seus produtos mais atraentes ao mostrar a sua classificação:

9. SEO e Responsivo

Responsivo significa que o seu site seja exibido corretamente em qualquer dispositivo, seja numa área de trabalho (PC) enorme ou num smartphone (com diferentes tamanhos de ecrã). Para o Google é um dos pontos importantes.

SEO (Search Engine Optimization) que significa Optimização para motores de pesquisa. É importante que o seu site seja SEO-friendly, os URLs precisam de conter as palavras-chave, e as palavras-chave devem estar presentes nas descrições dos produtos ou nos artigos do blog. De acordo com estatísticas, 78% de pesquisas feitas nos dispositivos móveis sobre informações comerciais, resultam em uma compra. Não perca esta oportunidade, certifique-se que os visitantes chegam à sua loja, independentemente do dispositivo que possuem.

Aqui tem as 9 principais dicas sobre como fazer uma loja online apelativa. Espero que estas dicas ajudem-no a criar um ótimo site e-commerce.

Tem algo para adicionar? Escreva na secção de comentários! Podemos ajudar-nos mutuamente a criar lojas online de sucesso!

Criar uma loja online (E-Commerce) é um desafio, mas no fim compensa!

Boa sorte e uma enorme taxa de conversão!

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