8 Dicas para Promover o teu Negócio Gratuitamente

8-dicas-para-promover-o-teu-negocio-gratuitamente
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

 Entraste nesta aventura que é o empreendedorismo! Arregaçaste as mangas e colocaste aquele sonho que já tinhas na gaveta a algum tempo finalmente em prática! Mas ao mesmo tempo, percebeste que não é “barato” colocar a tua marca nas “bocas do mundo” ou simplesmente nas “bocas do teu país”! 

 Mas felizmente existem formas GRATUITAS de divulgares e promover o teu negócio no mundo online. Neste artigo vais encontrar 8 dicas de como promover o teu negócio gratuitamente de uma forma simples e sem grandes conhecimentos! Preparada?

Técnicas de Marketing Digital Grátis?

Sim! Existem técnicas de Marketing Digital com custo ZERO para começares a promover o teu negócio! O senão é que exige tempo e dedicação da tua parte para as colocar em prática, mas nada e consegue sem determinação!

1. Regista o teu negócio no Google My Business

 O Google My Business é a plataforma ideal para quem tem um negócio físico, seja um restaurante ou um escritório. É através do Google My Business que o teu negócio vai ficar disponível nas pesquisas no Google (na localidade) e no Maps. De certeza que já reparaste que quando fazes uma pesquisa no Google, os primeiros resultados são de negócios locais: 
 

Registar o teu negócio nesta plataforma do Google é completamente grátis! 

Dica: Aposta em preencher toda a informação, quanto mais informação colocares mais credibilidade vais dar ao teu cliente. Coloca imagens apelativas do teu espaço, e pede aos teus clientes para deixarem comentários! Isso vai ajudar a destacares-te da tua concorrência.

Outros semelhantes: Bing Places For Business (o mesmo que o Google My Business mas para o Bing), Yelp e o TripAdvisor (negócios relacionados com turismo). 

2. Regista o teu negócio nos diretórios online

 Os diretórios online são uma excelente ferramenta para SEO (do teu Website) e para divulgares o teu negócio. Aqui fica alguns Directórios Online Portugueses: 

Dica: Ao registares o teu negócio nas Páginas Amarelas, vai ajudar a apareceres nas pesquisas relacionadas com o teu negócio (se for na mesma localidade que o cliente) no Google nas primeiras páginas com o link das Páginas Amarelas. (Não é garantido, mas por experiência a probabilidade de acontecer é alta, depende de vários fatores, mas é uma enorme ajuda). 
 

3. Inicia um Blog

Existe uma frase muito usada no marketing e é fundamental para teres sucesso nos dias de hoje: “O cliente procura ajuda para a resolução de problemas e não o produto/serviço em si”, ou seja, deves SEMPRE partilhar o beneficio em vez da característica! 
 
Por exemplo: É diferente estar a vender umas calças de ganga e falar ao cliente: “Estas calças são feitas com algodão de alta qualidade e são nacionais” , o cliente não vai ficar convencido e a probabilidade de as comprar é muito reduzida, mas em vez disso, falares “Estas calças favorecem imenso a sua cintura” ou “ Estas calças fazem-na mais magra e são super confortáveis” as tuas probabilidades disparam! 
 
 Se pensares nisto quando estás a criar um blog, e pensares quais são as perguntas mais frequentes do teu cliente em relação ao teu produto/serviço, e criares artigos em que esclareces essas questões e ajudas o teu possível cliente a resolver problemas relacionados com o teu produto/serviço é meio caminho para ganhares clientes! 
 
 O blog vai ajudar a aumentares o tráfego do teu site e a credibilidade do teu negócio, pois o cliente vai perceber que és especialista na área. 
 
  Lembra-te, se o cliente encontrar informações de qualidade, ele vai lembrar-se de quem as deu e vai ganhar confiança em ti e no teu negócio. 
 

4. Partilha a tua experiência

 Aqui existem duas formas de o fazer, através de Blogs ou de Grupos no Facebook. 
 
 Através de Blogs: pesquisa no Blogs Portugal, blogs dentro da área do teu negócio e começa a comentar artigos (a ideia é que sejam comentários que passem a tua experiência e credibilidade). Também podes procurar parcerias para escreveres para outros blogs, como “Autor Convidado”, que também é uma excelente forma de divulgares o teu negócio. 
 
 Através dos Grupos de Facebook: pesquisa no Facebook, grupos dentro da tua localidade ou das áreas que façam sentido para o teu negócio, e torna-te um comentador assíduo ou partilha publicações (não só publicidade) que sejam do interesse do teu potencial público. 
 

5. Usufrui dos Serviços de E-mail Marketing

 Existem plataformas de E-mail Marketing com planos gratuitos, nomeadamente, o Mailchimp e o E-Goi (são as mais utilizadas e conhecidas). 
 
 O E-mail Marketing divide opiniões, há quem não leia emails, mas há especialistas ainda a afirmarem que é uma fonte rentável de marketing, portanto, nada como usar e testar! Pela minha experiência, em algumas áreas faz toda a diferença nas vendas, para outras já não faz tanta. Por isso, experimenta e analisa. 
 

6. Publica Vídeos no Youtube

 Até agora o Youtube ainda é uma ferramenta grátis para partilhar vídeos online. A tendência é cada vez mais Vídeo. 
 
 Portanto, não há desculpas para não teres vídeos relacionados com os teus produtos, serviços ou até a tua experiência na área do negócio. 
 
 Além de publicares os teus vídeos no Youtube não te esqueças de os promoveres através de E-mail Marketing e Redes Sociais! (Vale sempre a pena relembrar!)
 

7. Cria uma Comunidade

 Cria um Grupo do Facebook e partilha conteúdo exclusivo com os teus clientes, Dá oportunidade para eles sentirem-se mais perto do teu negócio, deixa-os interagir e interage com eles de forma mais pessoal, cria um elo com eles. Assim garantes a fidelidade deles! 
 
 A Comunidade é uma ótima forma de pedires opinião sobre o teu produto ou feedback sobre o teu serviço. Pesquisares o que eles gostariam que tivesses, no fundo estares atenta aos desejos do teu público-alvo. 
 

8. Cria um Calendário – Planifica 

 A frequência é a palavra chave! Para isso cria um Calendário para as tuas publicações nas redes sociais. Quanto mais o teu público-alvo vir publicações, artigos e o nome do teu negócio mais confiança vai ganhar em ti! 
 
 Por isso é importante, teres um ritmo definido de publicações nas tuas redes sociais! Planifica com antecedência. Define um dia da semana para planeares os teus posts para cada 15 dias ou de semana a semana.
 
 
 

 Conclusão

 Estas 8 dicas para promoveres o teu negócio gratuitamente, são um excelente ponto de partida, sem estragares o teu orçamento. Não precisas de conhecimentos técnicos especializados para colocares em prática e é uma boa forma de entrares no mundo do marketing digital e perceberes como as coisas funcionam. 
 
 Agora não tens desculpas para não divulgares o teu negócio! Atenção que é normal não conseguires logo grande “atenção” da parte do teu público-alvo, mas quanto mais o teu público vir o teu nome, mais confiança vai ganhar em relação a ti e ao teu negócio, por isso mesmo a PERSISTÊNCIA E DETERMINAÇÃO são a chave para o sucesso! 

 

E tu tens alguma dica diferente para partilhar comigo?? 

Coloca nos comentários!!!!

partilha este artigo nas redes sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta