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8 Dicas para Promover o teu Negócio Gratuitamente

 Entraste nesta aventura que é o empreendedorismo! Arregaçaste as mangas e colocaste aquele sonho que já tinhas na gaveta a algum tempo finalmente em prática! Mas ao mesmo tempo, percebeste que não é “barato” colocar a tua marca nas “bocas do mundo” ou simplesmente nas “bocas do teu país”! 

 Mas felizmente existem formas GRATUITAS de divulgares e promover o teu negócio no mundo online. Neste artigo vais encontrar 8 dicas de como promover o teu negócio gratuitamente de uma forma simples e sem grandes conhecimentos! Preparada?

Técnicas de Marketing Digital Grátis?

Sim! Existem técnicas de Marketing Digital com custo ZERO para começares a promover o teu negócio! O senão é que exige tempo e dedicação da tua parte para as colocar em prática, mas nada e consegue sem determinação!

1. Regista o teu negócio no Google My Business

 O Google My Business é a plataforma ideal para quem tem um negócio físico, seja um restaurante ou um escritório. É através do Google My Business que o teu negócio vai ficar disponível nas pesquisas no Google (na localidade) e no Maps. De certeza que já reparaste que quando fazes uma pesquisa no Google, os primeiros resultados são de negócios locais: 
 

Registar o teu negócio nesta plataforma do Google é completamente grátis! 

Dica: Aposta em preencher toda a informação, quanto mais informação colocares mais credibilidade vais dar ao teu cliente. Coloca imagens apelativas do teu espaço, e pede aos teus clientes para deixarem comentários! Isso vai ajudar a destacares-te da tua concorrência.

Outros semelhantes: Bing Places For Business (o mesmo que o Google My Business mas para o Bing), Yelp e o TripAdvisor (negócios relacionados com turismo). 

2. Regista o teu negócio nos diretórios online

 Os diretórios online são uma excelente ferramenta para SEO (do teu Website) e para divulgares o teu negócio. Aqui fica alguns Directórios Online Portugueses: 

Dica: Ao registares o teu negócio nas Páginas Amarelas, vai ajudar a apareceres nas pesquisas relacionadas com o teu negócio (se for na mesma localidade que o cliente) no Google nas primeiras páginas com o link das Páginas Amarelas. (Não é garantido, mas por experiência a probabilidade de acontecer é alta, depende de vários fatores, mas é uma enorme ajuda). 
 

3. Inicia um Blog

Existe uma frase muito usada no marketing e é fundamental para teres sucesso nos dias de hoje: “O cliente procura ajuda para a resolução de problemas e não o produto/serviço em si”, ou seja, deves SEMPRE partilhar o beneficio em vez da característica! 
 
Por exemplo: É diferente estar a vender umas calças de ganga e falar ao cliente: “Estas calças são feitas com algodão de alta qualidade e são nacionais” , o cliente não vai ficar convencido e a probabilidade de as comprar é muito reduzida, mas em vez disso, falares “Estas calças favorecem imenso a sua cintura” ou “ Estas calças fazem-na mais magra e são super confortáveis” as tuas probabilidades disparam! 
 
 Se pensares nisto quando estás a criar um blog, e pensares quais são as perguntas mais frequentes do teu cliente em relação ao teu produto/serviço, e criares artigos em que esclareces essas questões e ajudas o teu possível cliente a resolver problemas relacionados com o teu produto/serviço é meio caminho para ganhares clientes! 
 
 O blog vai ajudar a aumentares o tráfego do teu site e a credibilidade do teu negócio, pois o cliente vai perceber que és especialista na área. 
 
  Lembra-te, se o cliente encontrar informações de qualidade, ele vai lembrar-se de quem as deu e vai ganhar confiança em ti e no teu negócio. 
 

4. Partilha a tua experiência

 Aqui existem duas formas de o fazer, através de Blogs ou de Grupos no Facebook. 
 
 Através de Blogs: pesquisa no Blogs Portugal, blogs dentro da área do teu negócio e começa a comentar artigos (a ideia é que sejam comentários que passem a tua experiência e credibilidade). Também podes procurar parcerias para escreveres para outros blogs, como “Autor Convidado”, que também é uma excelente forma de divulgares o teu negócio. 
 
 Através dos Grupos de Facebook: pesquisa no Facebook, grupos dentro da tua localidade ou das áreas que façam sentido para o teu negócio, e torna-te um comentador assíduo ou partilha publicações (não só publicidade) que sejam do interesse do teu potencial público. 
 

5. Usufrui dos Serviços de E-mail Marketing

 Existem plataformas de E-mail Marketing com planos gratuitos, nomeadamente, o Mailchimp e o E-Goi (são as mais utilizadas e conhecidas). 
 
 O E-mail Marketing divide opiniões, há quem não leia emails, mas há especialistas ainda a afirmarem que é uma fonte rentável de marketing, portanto, nada como usar e testar! Pela minha experiência, em algumas áreas faz toda a diferença nas vendas, para outras já não faz tanta. Por isso, experimenta e analisa. 
 

6. Publica Vídeos no Youtube

 Até agora o Youtube ainda é uma ferramenta grátis para partilhar vídeos online. A tendência é cada vez mais Vídeo. 
 
 Portanto, não há desculpas para não teres vídeos relacionados com os teus produtos, serviços ou até a tua experiência na área do negócio. 
 
 Além de publicares os teus vídeos no Youtube não te esqueças de os promoveres através de E-mail Marketing e Redes Sociais! (Vale sempre a pena relembrar!)
 

7. Cria uma Comunidade

 Cria um Grupo do Facebook e partilha conteúdo exclusivo com os teus clientes, Dá oportunidade para eles sentirem-se mais perto do teu negócio, deixa-os interagir e interage com eles de forma mais pessoal, cria um elo com eles. Assim garantes a fidelidade deles! 
 
 A Comunidade é uma ótima forma de pedires opinião sobre o teu produto ou feedback sobre o teu serviço. Pesquisares o que eles gostariam que tivesses, no fundo estares atenta aos desejos do teu público-alvo. 
 

8. Cria um Calendário – Planifica 

 A frequência é a palavra chave! Para isso cria um Calendário para as tuas publicações nas redes sociais. Quanto mais o teu público-alvo vir publicações, artigos e o nome do teu negócio mais confiança vai ganhar em ti! 
 
 Por isso é importante, teres um ritmo definido de publicações nas tuas redes sociais! Planifica com antecedência. Define um dia da semana para planeares os teus posts para cada 15 dias ou de semana a semana.
 
 
 

 Conclusão

 Estas 8 dicas para promoveres o teu negócio gratuitamente, são um excelente ponto de partida, sem estragares o teu orçamento. Não precisas de conhecimentos técnicos especializados para colocares em prática e é uma boa forma de entrares no mundo do marketing digital e perceberes como as coisas funcionam. 
 
 Agora não tens desculpas para não divulgares o teu negócio! Atenção que é normal não conseguires logo grande “atenção” da parte do teu público-alvo, mas quanto mais o teu público vir o teu nome, mais confiança vai ganhar em relação a ti e ao teu negócio, por isso mesmo a PERSISTÊNCIA E DETERMINAÇÃO são a chave para o sucesso! 

 

E tu tens alguma dica diferente para partilhar comigo?? 

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