bem-vinda ao 

BLOG

6 Plug-ins obrigatórios para novos bloggers

Uma das vantagens de usar o WordPress é a possibilidade usar plugins. É normal para quem começa que os plugins pareçam algo muito complicado, ou então, há quem arrisque demasiado e instale qualquer plugin sem perceber que isso acaba por puder prejudicar o site. No entanto, os plugins instalados com conhecimento são óptimas ferramentas para aumentar as funcionalidades de um blog/site. 

Afinal o que é um plugin WordPress?

“Um plugin é um software que contém um grupo de funções que podem ser adicionadas a um site WordPress” – WP Beginner

Existem plugins pagos e gratuitos. Abaixo vais conhecer os meus plugins favoritos, alguns pagos outros gratuitos. 

Como instalar um plugin no WordPress?

A forma como instalar um plugin depende se é gratuito ou pago! No caso do plugin pago, após efetuares o pagamento do mesmo, vais ter que fazer o download manual e depois instalares no WordPress. 

Depois de fazeres o download do plugin, vais ao backend do WordPress e fazes o seguinte: 

• Vai ao separador “Plugins” no WordPress e clica em “Adicionar Novo”
• No cimo da página clica novamente em “Carregar plugin”
• Selecciona o ficheiro e clica em “Ativar”

 

No caso de um plugin gratuito: 

• Separador “Plugins” no Wordpress e clica em “Adicionar Novo”
• No campo “Pesquisar plugins” escreve o nome do plugin e clica “enter” (teclado)
• Irá aparecer abaixo o plugin, clica em “Instalar agora” e de seguida “Ativar” 

 

6 Plugins WordPress que precisas ter

YOAST é o “Gold Standard” dos plugins para SEO (search enigne optimization). É essencial para ter sucesso a longo prazo com SEO. Este plugin vai analisar quando estás a escrever um novo artigo a facilidade com que é lido e a pontuação de SEO. 

Com este plugin consegues definir as metatags dos teus artigos. O uso gratuito é o suficiente para usares!

É muito importante o tamanho das imagens que carregas para o teu blog/site. Além de prejudicarem no espaço do alojamento, prejudicam-te igualmente no SEO, pois aumenta drasticamente o tamanho de carregamento da tua página. E não queremos isso!!! 

Este plugin podes reduzir mais de 50% do tamanho das tuas imagens com este plugin, sem perder qualidade. Este plugin oferece as primeiras 500 otimizações por mês. Também podes usar a “otimização em massa” para o que já tens no blog. 

Um link corrompido acontece quando uma mudamos uma página ou até o nome do artigo por qualquer motivo, e existem links a apontar para o link anterior. O que acontece é que acaba por aparecer um erro 404 e isso afeta o teu ranking no Google. 

Este plugin ajuda-te a detectar os links corrompidos, notifica-te e em seguida sugere como corrigires. 

Uma das coisas que tens que ter em conta é se o teu fornecedor de alojamento está a fazer backups do teu blog. Imagina que sofres um ataque de um hacker e perdes todo o conteúdo ou instalas um plugin e este danifica-te o site? Tens como recuperá-lo? 

Este plugin permite-te fazer backups para guardares no teu computador ou numa cloud! Se por algum motivo perderes o teu site, basta instalares novamente este plugin e importares o ficheiro de backup! Volta tudo ao normal 

Aqui também depende do teu alojamento, se usares o Siteground, ele já vem com cache automático. Este plugin economiza a informação quando alguém visita o teu blog para permitir que seja carregada mais rapidamente na próxima visita. 

Também essencial para SEO. Após ativares o plugin vai as suas definições e coloca um “visto” nas opções, como mostra na imagem abaixo.

Como viste acima na parte dos backups, existe a possibilidade de atacarem o teu blog wordpress, por isso é muito importante a Segurança do mesmo. O plugin All in One Security reduz o risco de segurança, verifica vulnerabilidades e implementa e impõe as práticas e técnicas de segurança recomendadas pelo WordPress. 

Conclusão

Espero que este artigo seja útil para ti! Estes plugins têm sido indispensáveis para mim e são os que instalo quando crio Websites para os meus clientes. 

Conheces mais algum plugn que não referi? Conta-me a tua experiência com plugins! 

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

CONTINUA A LER...

Landing Pages & Website: Qual a diferença?
Ouvimos diariamente estes dois termos, mas no fundo questionamos-nos: Qual a diferença entre Landing Pages e um Website (Homepage)? Sabes quando deves usar uma landing page? Neste artigo vamos explorar
Anúncios no Facebook: 10 Dicas para conseguires mais vendas!
As plataformas das redes sociais, estão constantemente a mudar o seu algoritmo para personalizar o que os utilizadores veem nos feeds. Como empresa, a hipótese do teu público-alvo ver o

O marketing diariamente sofre alterações e novidades, e é muito difícil para as empreendedoras, manterem-se atentas a tudo o que acontece e saberem quais os melhores serviços de marketing que devem usar para o seu negócio.

Então resolvi criar um espaço, onde ajudo-te a criar e evoluir o teu negócio. Sou uma Webdesigner e especialista em área de negócios online apaixonada pelo que faço!

Os meus Serviços

Categorias

Artigos Recentes