Fartas-te de colocares posts na página da tua Marca no Facebook e não consegues adquirir gostos e ações por parte dos teus seguidores? Fazes publicidade e mesmo assim nada?

A cada 60 segundos, são feitas 293.000 postagens no Facebook!! A competitividade é alta e tu a esta altura perguntas-te como é que podes conseguir alterar essa situação.

Vou dar-te 11 exemplos com dicas, sobre o que fazer, o que testar e o que evitar, de forma a explicar-te como podes destacar-te da multidão e criar posts incriveis no Facebook.

INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DOS FÃS

 

Lembra-te, cada vez mais as pessoas lêem na diagonal e para isso precisas de comunicar com elas de forma rápida e fácil para eles participarem.

Vamos ver e analisar como algumas das empresas mais bem sucedidas do mundo incentivam a participação dos seus seguidores e como TU também podes FAZER.

 

1. A COMPETIÇÃO SAUDÁVEL 

Fazer um post “Gosta” vs “Partilha” é uma excelente maneira para as pessoas se envolverem com tua marca, oferecendo a opinião delas (coisa que qualquer pessoa ADORA fazer!). É um método bastante simples, a pessoa pode colocar “Gosto” para votar na opção A ou “Partilhar” o post para votar na opção B.

Com esta pequena estratégia, a Walmart conseguiu um aumento de 650% de Gostos, do que um simples post “aqui está uma foto de um gelado à venda”.

 

DICAS:

  1. Engajamento fácil: o post inclui duas opções simples que facilitam o envolvimento. O uso de imagens grandes e atraentes, torna-se mais fácil para os usuários tomarem uma decisão.
  2. Relevância Sazonal: Usar um produto da época sazonal é uma excelente ideia. É algo que os seus seguidores de certeza que já estão a ponderar usar, ou podem identificar-se mais facilmente com o post.
  3. Re-Engajamento: As pessoas são curiosas e gostam sempre de saber se estão na equipa que está a ganhar ou não, por isso vai fazer com que voltem à página para ver como está a correr o concurso.

Como adaptar ao teu negócio:

Pensa em dois produtos diferentes que tens, que facilmente se adaptam a pessoas diferentes. Devem ser produtos, para as mesmas funções, atividade ou no mesmo contexto. Assim obriga as pessoas a fazerem uma escolha em vez de dizerem que gostam de ambos.

Esta estratégia não se adapta só a negócios de venda de produtos, pode facilmente adaptar-se a serviços, por exemplo:

Uma massagem de 30 minutos ou Sauna de 30 minutos? Aula de Yoga ou Aula de Zumba?

Tudo é um motivo para uma guerra imaginária, basta usar a sua criatividade!!!

 

2. O INQUÉRITO / PESQUISA

O inquérito é uma maneira simples, mas eficaz, para que os seus seguidores acabarem por se envolver com a tua marca. A ideia é o post ter mais do que 2 opções e, em seguida, perguntares aos teus fãs qual deles é o favorito. Também é óptimo para te ajudar a obter alguma pesquisa de mercado e saberes qual dos produtos irás provavelmente comercializar melhor.

 

DICAS:

  1. Pesquisa de Mercado: Lembra-te que os utilizadores do Facebook adoram partilhar opiniões. A imagem grande e as quatro opções, tornam o inquérito fácil e rápido de compreender e participar.
  2. Call-to-Action: Ao invés de usar um frase chata como “Escolha aquele que você gosta”, usaram linguagem mais apelativa “Você escolhe: Qual é a sua sabrina favorita para o Outono?”

3. PEDIR DIRETAMENTE

Muitas vezes, a ideia mais simples acaba por ser a melhor. No Twitter é bastante comum pedir um retweet – o que aumenta a hipótese de o mesmo ser feito 23 vezes. Seres especifico sobre o que queres, pode acabar por te render algumas partilhas ou gostos!!!

 

DICAS:

  1. A Imagem: Excelente ideia de formar a palavra “LIKE” com os tratores da própria marca. Imagens como estas ajudam sempre a atrair a atenção dos seguidores.
  2. Conhecer o público: John Deere soube aproveitar a paixão dos seus seguidores para criar algo original.
  3. A Infrequência: A marca não usa este tipo de abordagem com frequência, o que ajuda, que quando o faz, acaba por ser algo novo e ousado!

Como adaptares ao teu negócio:

Usa uma imagem simples que esteja relacionada com a tua marca, ou o teu logo por exemplo. Agora testa essa imagem e usa frases similares a “Se és um fã _____, põe gosto nesta foto” (em vez, de algo, por exemplo como: “Se gosta de nós, coloque gosto….”

Atenção esta estratégia, não precisa de ser obrigatoriamente baseada na tua marca. Podes tentar algo mais ambíguo como: “Se és um fã de saltos altos num sábado à noite, coloca gosto neste post”.

4. DÊ UMA ESPREITADELA

Esta estratégia é das mais complexas do Facebook, mas acaba por se tornar um concurso mais duradouro. Para isso, só precisas de ter algo que os teus clientes/ seguidores ainda não viram e ofereceres uma pré-visualização, por exemplo:

  • Um projeto ou campanha que estás a desenvolver
  • Um produto que acabas-te de receber
  • O teu artigo de blog que estás para publicar brevemente das “7 dicas para poupar!”

Usa um bom slogan, e em seguida, dirige os teus seguidores para a origem da novidade. Podes ir fazendo vários posts a mostrar um bocadinho de cada vez, para se tornar algo excitante para os teus seguidores.

 

DICAS:

  1. Exclusividade: Oferecer uma espreitadela a informações exclusivas da tua marca é sempre uma óptima maneira de envolver os teus seguidores. Todo o mundo gosta de pertencer a um clube exclusivo, que lhes ofereça algo novo.
  2. Promoções entre canais: Forma fácil de aumentar e encorajar os seguidores do Facebook, a por exemplo, “seguirem as novidades no twitter”, além de promoveres a tua conta e continuares a campanha e amostra do exclusivo em outra conta, aumenta o teu alcance.

Como adaptares ao teu negócio:

Qualquer novo desenvolvimento na tua marca, novo produto, novo artigo no blog, alteração de imagem de marca, criação da loja online, qualquer coisa serve para fazer uma estratégia de “espreitadela”.

5. OFEREÇA CONSELHOS/ ENSINE ALGO NOVO

Pesquisas recentes, dizem que os posts que contêm conselhos ou ensinam algo novo, foram partilhadas 522% mais do que posts que não tinham qualquer conselho. Podes postar algo como uma receita nova, uma estatística, um fato divertido ou uma inovação. Oferecer algo de novo, informação, conselho, dica é sempre uma óptima estratégia para aumentar o envolvimento com os teus fãs.

 

DICAS:

  1. A foto: As fotos de alimentos são das mais populares nas redes sociais, são uma excelente maneira de atrair a atenção para o teu post.
  2. Fornecer dicas “rápidas e fáceis”: Dicas dão aos fãs uma razão para continuarem a voltar a tua página
  3. Fácil de gostar: Cativar os fãs a “gostar” de uma afirmação que facilmente é aceite é uma maneira simples de eles participarem – afinal quem é que não gosta de ideias rápidas e fáceis para o jantar?
  4. Tráfego para o seu site: Se colocares a receita no teu site/blog ou no Pinterest, o tráfego do Facebook acaba por ir para esses sites, aumentando o teu alcance nas redes sociais.

Como adaptares ao teu negócio:

Não só os restaurantes ou blogs de receitas, é que podem adaptar esta estratégia de “link da receita”. Também é eficaz em artigos de “Como fazer”, “Top 10” e Webinars. É importante, no entanto, encontrar um slogan atraente e com uma imagem a “oferecer algo novo”. Lembra-te que além de estares a aumentar o engajamento no teu Facebook estás a dirigir o teu público para o teu site.

CRIAR POSTS ESPECÍFICOS

 

Como todos sabemos, e já ouvimos imenso pelos especialistas de Redes Sociais, o mais importante de tudo é conhecer o teu público. Abaixo dou dicas de como algumas empresas usaram a base da sua audiência em próprio benefício.

6. GEO-TARGET AO TEU PÚBLICO

Limita, intencionalmente, o teu público-alvo, ou seja, assim crias exclusividade para fãs seleccionados que irão se ligar mais facilmente ao teu post. Fornece uma imagem ou hastag e fala sobre um assunto de um nicho que esteja relacionado com a tua marca. Utiliza nomes específicos desse nicho e cria uma ligação com as pessoas daquela área.

Atenção: Para ativares esta funcionalidade no Facebook vai a “Definições” (da tua página), separador “Geral” e edita “Otimização de públicos para publicações”. 

 

Vê um exemplo:

 

DICAS:

  1. Imagem:  Ao usar uma imagem especifica da localização, convoca um público menor, mas direccionado. Todos os habitantes de ão Francisco irão parar de fazer scroll quando virem a imagem icónica da sua cidade natal.
  2. Idioma Localizado:  Ao usarem a expressão “Bay Area” e outros termos mais específicos da área, aumenta o foco e atrai todos os que se ligam a São Francisco.
  3. Nicho: “Living Local” é o nicho que interessa atingir, todos os habitantes locais de São Francisco.

Atenção: Tenta tornar o teu post mais curto, pois muitas pessoas hoje em dia usam mais o Facebook nos seus dispositivos móveis e uma mensagem mais curta torna-se mais apelativa.

Como adaptar ao teu negócio:

Podes limitar o teu mercado, por sector, localização ou por outros dados demográficos, é sempre uma ótima maneira de aumentares o interesse daqueles que pretendes alcançar especificamente. Certifica-te que não limitas demais, ou pode correr mal. No entanto, falares apenas para um nicho do mercado irás receber respostas automaticamente.

7.  USA UM APELO UNIVERSAL

  Podes usar um apelo universal, através de um citação inspiradora ou engraçada, de um opinião, de um fato interessante, entre outros. Quando se apela ao Facebook, numa forma geral, é sempre uma forma rápida de ganhar gostos.

 

DICAS:

  1. Velocidade vs recompensa:  Foi um dos posts mais comentados no feed de noticias da Coca Cola, e levou apenas quinze segundos a alguém encontrar esta citação e escreve-la.
  2. Citações: Frases simples como esta podem dar resultados eficazes, principalmente sendo positivas e provocativas.

Como adaptar ao teu negócio:

Usa a simplicidade, e usa citações de acordo com o teu público alvo. Não uses demasiadas vezes esta estratégia pois podes correr o risco de perder o interesse da Marca. Atenção, este tipo de publicações não funciona para todas as marcas. Tenta fazer citações relevantes para a tua marca, projetos ou objetivos.

8. MOSTRA OS TEUS FÃS

Mostrar os teus fãs, os seus talentos é uma ótima maneira de criar uma comunidade exclusiva. Assim eles irão responder-te com mais entusiasmo, e mais frequentemente, pois sentem-se envolvidos com a tua marca.

 

 

DEIXA A IMAGEM FALAR POR SI

 

Como é sabido – uma imagem vale mais do que mil palavras – e são uma forma otima e fácil de chamar a atenção dos teus seguidores no Facebook.

9. SER ADORÁVEL

Usar uma imagem bonita ou atraente é uma maneira rápida e fácil. É quase como a estratégia do “Apelo Universal”. Só precisas de encontrar uma imagem de algo adorável e usá-la com um dos teus produtos ou estratégia de negócios.

 

DICAS:

  1. Fotos de animais: Todo o mundo gosta de animais de estimação, e são das fotos mais populares na Internet.
  2. Frases universalmente atraentes: Como por exemplo, “Finalmente é Sexta-feira” e “Eu odeio Segundas” gerarão gosto inevitavelmente
  3. Dar crédito ao fotógrafo: Encorajares os teus fãs a tirar fotos dos teus produtos e a publica-los nos seus próprios perfis.

10. USE PESSOAS REAIS

É mais do que sabido que, nós temos tendência a relacionarmos mais facilmente com pessoas reais do que com imagens ou gráficos. Ao utilizares fotos de pessoas como celebridades ou figuras  históricas, com um rosto genuíno, com história por trás, é uma ferramenta poderosa para impulsionar a participação.

 

DICAS:

  1. Histórias de interesse humano:  Eventos como aniversários e nascimentos são ótimos para as redes sociais, todos adoram promover o positivo.
  2. Específicos: Sê especifico com o nome, neste caso é uma pessoa que é veterana, a idade ajuda e acaba por tornar uma história pessoal.

Como adaptar ao teu negócio:

Algum dos teus colegas teve trigêmeos ou um evento de vida? Promove e pede aos teus seguidores para se juntarem a ti a felicitá-los! Tens uma equipa e conseguis-te uma conquista? Tens um evento da empresa? Personaliza a tua página com posts com pessoas reais da tua marca.

11. USA MEMES

Quem não gosta de MEMES? No entanto, convém teres em atenção, se pode ser usado para a personalidade da tua marca. Se souberes usar com sabedoria podes receber bastante engajamento no teu Facebook. Mas, não contes que esta publicação conduza muito tráfego para o teu site.

 

DICAS:

  1. Memes: Memes aleatórios e Ecards podem ser bastante eficazes na captação da atenção dos teus seguidores.
  2. Humor: Uma imagem humorística pode ajudar a criar comunicação na tua marca.

ATENÇÃO: Não é funcional para qualquer organização, convém ser uma marca/negócio ligado com o público jovem e irreverente.

Conclusão:

Espero vir a ver exemplos bem sucedidos de posts teus no Facebook que tenham sido inspirados por este artigo. Não te esqueças que usares mais do que uma estratégia pode multiplicar os teus resultados e lembra-te de segmentares o teu público se for uma foto de um local específico.

 Tens alguma estratégia de postar no Facebook que encontras excelentes resultados? Partilha nos comentários! 

 

DEIXA O TEU COMENTÁRIO

2 comments on “11 Dicas para gerar engajamento no Facebook